quinta-feira, 1 de julho de 2010

Programa Carreiras

Direito Aduaneiro é tema do Carreiras

As relações de comércio entre os países são o foco de trabalho do advogado especialista em Direito Aduaneiro. Ele participa do trâmite de exportação e importação de todos os tipos de produtos entre as nações. O entrevistado do Carreiras, Antenori Trevisan Neto, explica a atuação do profissional nessas negociações que envolvem órgãos independentes e governamentais. “Ele entra com um papel de orientação que seria preventivo, de planejamento de uma operação de importação e exportação (...) orienta o cliente com relação a registros que ele precisa ter, custos, principalmente na área tributária”. Trevisan comenta que o advogado aduaneiro lida também com questões contenciosas “no caso de ter que remediar uma situação na qual o produto foi trazido para o Brasil e, por alguma razão, ficou detido na repartição aduaneira (...) ele vai tentar liberar a mercadoria (...) e muitas vezes discutir tributos”.

O programa fala sobre os segmentos de trabalho para o especialista em comércio exterior e direito aduaneiro, com destaque para dois grandes focos: o escritório de advocacia e a aduana, onde o advogado ingressa por meio de concurso público, sujeito à Receita Federal. Você vai saber ainda onde estão os melhores cursos, a remuneração praticada no Brasil e a valorização dessa carreira no país.

A estudante Irgrid Leoni participou da gravação e conheceu o escritório de advocacia em Brasília que trabalha com questões aduaneiras. Ela tirou as dúvidas com nosso entrevistado e viu de perto o trabalho da equipe que auxilia o especialista, entre eles a advogada Adriana Rezende e o estagiário Pedro Paulo Albuquerque.

Assistindo a este programa, você irá conhecer quatro livros importantes para entender melhor o mercado e as atribuições do advogado aduaneiro. Antenori Trevisan escreveu uma das obras indicadas: “Aplicação do Acordo sobre Valoração Aduaneira no Brasil”, e contou que o mercado pede por profissionais que desenvolvam publicações sobre a área. Mais uma opção para quem se habilita a seguir nesta carreira.

Descobrimos que a área alfandegária brasileira é promissora já que as relações de comércio do Brasil com outros países são crescentes. Quem optar por ser advogado aduaneiro irá encontrar bons desafios e oportunidades de ascensão.

Nenhum comentário:

Postagens populares