sexta-feira, 2 de julho de 2010

Programa Fórum

Fórum discute a Lei Pelé

No programa Fórum desta semana, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do DF, Aldo Francisco Zago, e Weber Magalhães, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), discutem os direitos trabalhistas dos jogadores de futebol e a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

A Copa do Mundo está em evidência. O futebol é um dos assuntos mais comentados, o que torna a ação da Lei Pelé e a Copa de 2014 temas atuais. A lei 9.615, batizada de Lei Pelé, entrou em vigor em 1998 e contempla normas gerais sobre o esporte brasileiro. "A Lei Pelé é para nós a Constituição do futebol. É a lei maior, que praticamente rege todos os esportes", define Zago.

A constituição do esporte passa por uma reformulação. O projeto de lei foi aprovado no Senado e agora aguarda a análise dos deputados. Entre as novas propostas, medidas para a proteção dos clubes formadores de atletas de futebol e punição dos dirigentes de clubes acusados de gestão temerária. Segundo Weber Magalhães, um dos destaques da reformulação é que cada dirigente responda por sua gestão. "A lei será muito rígida para que o dirigente possa ter responsabilidade de fazer o trabalho e não passar essa responsabilidade para outro dirigente", defende Weber.

Sobre a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, há consenso de que o país está pronto para sediar o evento. "Agora nós temos condições de realizá-la porque a última Copa aqui no Brasil foi em 1950 e o Brasil evoluiu muito", acredita Zago. Weber Magalhães reitera: "Nós faremos uma grande Copa. Temos tempo viável, apesar de alguns pequenos atrasos, mas o Brasil tem força, tem condições e tem pessoas que podem fazer o trabalho".

Nenhum comentário:

Postagens populares