domingo, 19 de setembro de 2010

Programa Refrão

Refrão discute o “bullying” na música de Teresa Cristina

O Refrão desta semana recebe uma convidada muito especial: a sambista Teresa Cristina. Influenciada por Candeia e Paulinho da Viola, ela já gravou cinco CDs, em 10 anos de carreira. O mais recente, que também virou DVD - "Melhor Assim" - apresenta interpretações marcantes e composições próprias, como a canção de ninar "Lembrança". A música relata uma realidade comum entre os estudantes de todo o mundo: o bullying - que acontece quando um ou mais alunos agridem repetidas vezes, sem motivo, um outro aluno que está em desvantagem na situação.

Na entrevista com a jornalista Noemia Colonna, Teresa conta que ela própria já foi vítima de bullying quando criança. "Eu sofri muito no primário com crianças racistas e que me maltratavam mesmo. Era uma coisa bem forte e presente. Na hora da fileira do hino, sempre tinha um menino que me dava um tapa, um beliscão, fazia alguma coisa comigo, e eu traumatizei com isso", relembra a sambista.

O bullying é algo que acontece principalmente no ambiente escolar. Geralmente as vítimas são poucos sociáveis, inseguras e têm poucos amigos. Um novo braço do problema tem se estendido também para o mundo virtual. O cyberbullying, como é conhecido o bullying praticado pela internet, atinge 1 em cada 5 estudantes de escolas públicas e particulares brasileiras. "Quando nós falamos nas seqüelas que o bullying pode deixar, a gente pode falar, a curto prazo, em sintomas psicossomáticos como insônia, náuseas, dores de cabeça, uma dificuldade de aprendizagem; e a médio e longo prazos nós podemos ter comprometimentos muito severos, como por exemplo o desenvolvimento de fobias, de depressão, de pânico, um isolamento social, e em situações mais extremas, nós já temos descritos também casos de suicídio, infelizmente", é o que relata a especialista em educação infantil, Luciana Delella, que também participa do programa.


Confira a letra da canção

Lembrança
Teresa Cristina

Menina
Vê por onde anda
Que a rapaziada já quer te engolir

Menina
Cadê tua turma
Se não tem, se enturma
Dá teu jeito, então
Cuidado com a sinceridade
Já mataram a verdade e eu não li no jornal
Que o mal dessa gente miúda
É fazer da palavra glorioso punhal

Menina
A soberba é surda
Vai que a moda muda
Guarda o teu refrão

Menina
Sei que a saia é justa
Pra cair não custa, basta um tropeção
Cuidado com a mão da maldade
Já mataram a verdade
E eu não li no jornal
Que o mal dessa gente miúda
É fazer da palavra glorioso punhal

Menina
Vem viver a vida
Firme e decidida, como Deus bem quer
Quem sabe essa é tua sina
Pra dormir menina e acordar mulher
Menina...

Nenhum comentário:

Postagens populares