sábado, 26 de junho de 2010

Aula Magna

Aula Magna debate o tema hermenêutica e decisão jurídica

O programa Aula Magna recebe o procurador de justiça do Rio Grande do Sul, Lenio Luiz Streck que fará palestra sobre o tema "hermenêutica e decisão jurídica."

Lenio Streck é doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós - doutor em Direito pela Universidade de Lisboa, professor catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional, professor da Unisinos e professor visitante das Universidades de Roma e Coimbra.

O palestrante faz um retrospecto da evolução histórica da hermenêutica, evoluindo para como se interpreta e como se aplica o valor da pré - compreensão, e avança nas questões que envolvem a hermenêutica e os mitos do Direito até chegar a hermenêutica jurídica, e a questão da decisão que envolve a possibilidade de múltiplas respostas para o direito ou se haverá apenas uma resposta correta.

Nas palavras do professor, "... a linguagem que era antes uma coisa interposta entre o sujeito e o objeto, ela passa a ser condição de possibilidade. Se a gente fizer um esforço histórico, nós diríamos assim: metafísica clássica - os sentidos estão nas coisas, como as coisas têm uma essência elas têm um sentido. Metafísica moderna - o sujeito sujeita a coisa."

Nenhum comentário:

Postagens populares