quinta-feira, 24 de junho de 2010

Programa Carreiras

Programa fala sobre a trajetória de um Procurador da República do DF

O Ministério Público da União (MPU) é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis. Ele compreende os Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios.

Este programa aborda a primeira carreira dentro do MPU, a de Procurador da República. O entrevistado Marcus Marcelus Goulart explica as atribuições e desafios do profissional dessa área. "Como membro do Ministério Público, ele é principalmente um fiscal da lei. Faz investigações criminais, cíveis, de todas as matérias que tenham repercussão social", conta. Marcelus detalha ainda a trajetória - desde o concurso público até o cargo de maior destaque nessa carreira, o de Subprocurador-Geral da República com atuação no Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. A promoção dentro desta carreira se dá por antiguidade e merecimento.

O estudante Matheus Fernandes participou do programa e descobriu que o Procurador da República pode trabalhar em questões de diferentes áreas do direito como o Administrativo, Constitucional, Penal, Civil, Ambiental, Financeiro, Tributário e Eleitoral. Estudantes da Universidade de Brasília também participaram fazendo perguntas ao entrevistado.

O Carreiras mostra que o Distrito Federal tem vinte e oito vagas para o cargo de Procurador da República e uma delas está desocupada. Os interessados em ingressar nesse grupo seleto devem enfrentar o desafio do concurso público. Marcus Marcelus conta que o mercado é concorrido, mas que os pretendentes não devem desanimar. "Estudar para concurso hoje exige muita disciplina e paciência. A pessoa não pode ter a pretensão de passar (...) de um dia para o outro, em dois, três meses (...) tem que ter certo controle emocional. A pressão é muito grande para fazer o concurso e também no exercício da carreira", comenta.

A obra de Francisco de Assis Toledo, "Princípios Básicos do Direito Penal", e de Gregório Açagre de Almeida, "Processo Coletivo Brasileiro", são indicadas como leitura importante para quem quer entrar nesse ramo. Saiba por quê.

Você vai descobrir neste programa como o fiscal da lei do Ministério Público do Distrito Federal administra as horas livres e de que maneira nosso entrevistado adquire conhecimentos gerais que o ajudam no exercício da profissão.


Livros indicados:

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DIREITO PENAL
Francisco de Assis Toledo

PROCESSO COLETIVO BRASILEIRO
Gregório Açagre de Almeida

Nenhum comentário:

Postagens populares