sexta-feira, 25 de junho de 2010

Repórter Justiça

Inventos e inventores no Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana vai falar sobre invenções.

A televisão, o rádio, a lâmpada elétrica, o avião, o computador, a câmera fotográfica, a máquina de datilografia que depois foi substituída pelo computador... O nosso dia a dia está rodeado por invenções de sucesso. Idéias por vezes simples mas que buscavam a solução de um problema, como telefone, inventado por Graham Bell - que tinha o objetivo de criar um aparelho que permitisse aos surdos ouvi. A invenção transformou- se em modernidade, conforto e até mesmo em símbolo de "status" nas vidas dos seres humanos.

Como nasce um cientista? O que o motiva? Será a curiosidade, o olhar diferenciado ou a necessidade de buscar soluções que promovam o progresso social? Você verá como é o processo de pesquisa e trabalho para que uma idéia transforme - se em realidade e vire uma invenção bem sucedida. E quais são os incentivos para quem quer investir em inovação e tecnologia? Você vai conhecer também as dificuldades para o reconhecimento da paternidade de um invento.

Para o advogado Eduardo Lycurgo, "... se o inventor não protege o invento, ele pode correr o risco de jamais ser lembrado ou de ver sua invenção banalizada ou até mesmo sendo utilizada sem que ele tenha tido qualquer retribuição por aquele esforço intelectual que ele acabou despendendo em prol da sociedade."

Nenhum comentário:

Postagens populares