sábado, 9 de outubro de 2010

Programa Carreiras

Carreiras fala sobre o cargo de Diretor de Secretaria

Carreiras foi até uma vara criminal em Brasília saber como esses núcleos auxiliam o Judiciário no andamento dos processos. O entrevistado Luiz Augusto Belota ocupa o cargo de gestão da carreira de servidor público do Judiciário, Diretor de Secretaria, e nos conta como tudo funciona.

As varas agilizam a tramitação dos processos e, descobrimos na gravação, que podem levar em média três meses para ser finalizados e, no máximo, um ano de tramitação. Esse é o prazo mais comum na Vara Criminal de Taguatinga, em Brasília.

"Uma vara é uma unidade do Judiciário local que processa e julga os processos de uma determinada competência. Ela serve mais para dividir essas competências dentro de um determinado território", explica Belota.

As varas são divididas, geralmente, entre o gabinete do magistrado, uma sala de audiências e um cartório. O diretor de secretaria "coordena toda a equipe, sempre subordinado ao magistrado", explica. Belota conta ainda que tipos de orientação profissional deve ter esse gerenciador. "Além de ter o conhecimento jurídico, tem que ter um grande conhecimento de administração e tem que saber, principalmente, se relacionar muito bem com os servidores e jurisdicionado, que aparecem no nosso balcão".

A estudante de Direito e estagiária do Supremo Tribunal federal, Raissa Fernandes, tirou as dúvidas sobre o assunto, conheceu dicas de livros e trocou idéias com a estagiária do departamento. Jéssica Laine trabalha no departamento há pouco mais de seis meses e conta que a experiência adquirida no atendimento ao público e no contato com casos reais, traz grandes vantagens durante o término da faculdade de Direito.


Livros indicados:

DIREITO CONSTITUCIONAL AO ALCANCE DE TODOS
Vadi Lamêgo Barros
Ed. Saraiva

CURSO DE PROCESSO PENAL
Eugênio Pacelli de Oliveira
Ed. Lemen Júris

CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Humberto Theodoro Júnior
Ed. Forense

Nenhum comentário:

Postagens populares