domingo, 3 de outubro de 2010

Programa Refrão

Refrão recebe o compositor goiano Tonicesa Badu

O universo sonoro de Tonicesa Badu. Você vai conhecer no Refrão desta semana o cantor, compositor e violonista goiano que interpreta o samba "Pra que amar", de Assis Valente.

Nesta edição acompanhe as ideias de Badu sobre traição, crimes passionais, lei do divórcio e emancipação da mulher. "Há uma evolução desses temas em nosso país. O Brasil tem uma legislação moderna sobre a questão do casamento, do divórcio", afirma o maestro.

Quando o tema é traição, Tonicesa acredita que a sociedade vem melhorando nas últimas décadas e defende a busca feminina pela satisfação das próprias vontades. "Desde o direito romano, que orientou a nossa legislação, o homem tinha direito de trair e a mulher era condenada a morte, apedrejada - isso acontece até hoje lá no Oriente. Mas isso vem melhorando. Acho que a mulher tem que buscar mesmo sua emancipação. Mulher é ser humano", completa.

O amor que termina em tragédia. Neste Refrão você vai acompanhar também a triste realidade dos crimes passionais. No Brasil, aproximadamente dez mulheres são assassinadas por dia. Segundo a Central de Atendimento da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, apesar da violência, o número de denúncias cresceu mais de cem por cento nos últimos treze anos. O Código Penal diz que a emoção ou a paixão não exclui a culpa de quem fere ou mata outra pessoa.

O advogado Asdrúbal Júnior explica como esses crimes atingem a população sem distinção social, e ainda fala da Lei Maria da Penha. "Crimes passionais visitam todas as classes de renda, não interessa se a pessoa não se formou ou se fez mestrado. Os crimes são provocados por desespero emocional, ciúmes. Mas, agora temos uma lei recente que procura dar a mulher mais segurança. É a lei da violência doméstica, mais conhecida como lei Maria da Penha, que cria mecanismos de proteção à mulher", encerra o advogado.

Além de prestigiar a deliciosa conversa entre Badu e Noemia Colonna, você ouve um pouco mais da composição de Assis Valente que já foi interpretada pela "pequena notável", Carmem Miranda.

Mande sua sugestão para refrao@stf.jus.br


Confira a letra da canção:

Pra que amar
Composição: Assis Valente

Pra que amar? Pra quê!
Quem tem amor tem desilusão, desprazer...

Pra que amar? Pra quê!
Pois o amor nos faz sofrer
O direito vai levar a presença do dever
um caso pra julgar no tribunal do bem-querer

Porque a desconfiança tem caída criminal
Sem motivo de suspeita, leva tudo para o mal
Então pra que?

A mulher é condenada, a mentira é a culpada
Inutilizou um homem, a mulher vai ser julgada

Reina grande confusão, porque ninguém se entende
Pois a consciência acusa, mas o coração defende
Então pra que?

O direito está falando e parece ter razão
A mulher está chorando, há novamente confusão

A fraqueza desmaiou e a mentira tapeou
Fez a mulher o que quis e a questão se acabou
Seja feliz!

Nenhum comentário:

Postagens populares