sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Repórter Justiça

Justiça e cidadania para a criança e o adolescente no Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana avalia a realidade do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente vinte anos depois de sua criação.

Se por um lado houve avanço com a criação de políticas de inserção social que devolvam cidadania para crianças e adolescentes, por outra parte ainda é normal encontrar meninos e meninas perambulando sem rumo, sem destino e sem perspectiva de futuro, pelas ruas e avenidas de todos os grandes centros urbanos brasileiros em situação de risco e de abandono.

O serviço prestado por educadores voluntários é responsável pelo resgate de uma parcela desses menores abandonados pela família e pela sociedade. Adolescentes em conflito com a lei recebem uma oportunidade de trabalho ao ajudar a justiça a ser mais célere e assim começam a escrever um roteiro diferente para o próprio futuro.

Você verá também como medidas simples ajudam a reduzir a mortalidade infantil em localidades extremamente pobres, e saberá como um projeto que através da arte, da música e da cultura mudou as vidas e as relações sociais numa comunidade carente do Distrito Federal.

Para Soníria DAssunção, juíza da Vara de Execuções Fiscais do TJDFT, "... isso é importantíssimo para eles. Eles precisam acreditar que as pessoas acreditam neles e precisam ver que depende deles também", avalia.

Nenhum comentário:

Postagens populares