sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Programa Carreiras

Delegado da Polícia Federal é tema do Carreiras

Executar atividades de nível superior, principalmente de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração policial federal, bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais. Essas são as atribuições de um delegado da Polícia Federal (PF), segundo especificações da própria corporação. O Carreiras foi até a Superintendência da PF em Brasília, conversar com o chefe da Delegacia de Defesa Institucional, Júlio César Fernandes.

O delegado detalha no programa, algumas tarefas diárias desse profissional, que ocupa uma das cinco carreiras da Polícia Federal - esta exclusiva para bacharéis em Direito. Júlio Cesar conta que são muitas as áreas de atuação para esse profissional dentro da polícia e exemplifica as possibilidades em uma das funções. "Existe a função específica de polícia judiciária, que está ligada com investigação e, nesse aspecto, ele pode trabalhar em diversas áreas. Entre elas a apuração de crimes fazendários, previdenciários, crimes contra o meio ambiente, contra a ordem político social". Sabemos que o delegado da PF pode trabalhar também na repressão de entorpecentes, de crimes contra o patrimônio público, ao tráfico de armas e crimes financeiros.

Mas para entrar nesse time, é preciso passar por uma das etapas que mais reprovam num concurso para o cargo: as provas da Academia Nacional de Polícia. "Esse é o ponto de identidade. Todos os policiais federais passam pelas angústias do curso de formação profissional, inclusive com relação às referências físicas. Ele vai ter acesso às disciplinas específicas para habilitá-lo ao exercício da carreira", conta o delegado.

O programa tem a participação do delegado da Polícia Federal, Flávio Calil, professor de Direitos Processual Penal e Penal. Calil dá boas dicas para quem quer passar em um concurso para delegado, e adianta que em 2011 está previsto lançamento do próximo edital.

O estudante Maximiliano Rodrigues participa da conversa e tira as dúvidas sobre a atuação do policial em operações administrativas e de investigação.

O delegado Victor Campos substitui Júlio Cesar na Delegacia de Assuntos Institucionais. Ele conta no programa como é feita essa divisão de tarefas em caso de ausência do titular e mostra como a atividade, que exige tanta confiança entre parceiros de trabalho, acaba por formar amizades sólidas.

Você vai ver que um delegado da polícia federal utiliza no dia a dia matérias como Direito Constitucional, Administrativo, Processual Penal, Penal e outras legislações esparsas. Nosso entrevistado indica três livros importantes para quem quer entrar para essa área.

E no último bloco, vamos dar um passeio pelo Lago Paranoá, localizado na capital federal, para mostrar a você como os amigos delegados descansam a mente depois de tanto trabalho.


LIVROS:

DIREITO PROCESSUAL PENAL
Paulo Rangel
Editora Lúmen Júris

MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO
José dos Santos Carvalho Filho
Editora Lúmen Júris

CURSO DE DIREITO PENAL
Rogério Greco
Editora Impetus

Nenhum comentário:

Postagens populares