domingo, 17 de outubro de 2010

Programa Refrão

O Refrão discute a independência tardia com a música “Itumbiara”

O dilema de deixar o conforto e o aconchego da família e partir para o vôo solo. Cuidar da própria vida longe dos mimos dos pais... Nesta edição do programa, Noemia Colonna conversa com os integrantes da banda Watson. O grupo parte da balada "Itumbiara", composta pelo vocalista Miguel Martins, para discutir a dificuldade que muitos adultos enfrentam no momento de sair de casa. Pessoas que estão dispostas a abrir mão da autonomia em troca da comodidade de viver com familiares, seja para se estabelecer financeiramente, continuar os estudos, manter o padrão de vida ou até mesmo adiar a responsabilidade da independência. Esta é a "geração canguru".

Os integrantes da banda opinam sobre o apego à família, os diferentes moldes de criação e a relação da liberdade com a música. O compositor defende a importância da lei que é responsável pela emancipação do jovem. "Eu vejo muita gente lá pelos 15, 16 anos que pega trabalhos importantes e quer ser responsável por si... Mas vejo também gente muito talentosa que começa a ganhar dinheiro, já com 30 anos, mas a relação que a pessoa tem é tão forte com a família, que é difícil romper. Então, a lei tem que prever mesmo essa possibilidade de emancipação", explica Miguel.

A emancipação concede ao menor a plena capacidade jurídica. Ele adquire direitos civis, geralmente idênticos aqueles dos adultos. O sociólogo Antônio Flávio Testa, que também participa do programa, fala sobre uma espécie de emancipação pouco visível. "A emancipação dos jovens tem o lado legal, que ele responde pelas suas responsabilidades. Quando ele se casa, se supõe que ele tivesse mais autonomia, condições de sustentar sua família, pagando a manutenção de sua casa e isso nem sempre acontece. Os pais acabam ajudando a manter essa nova forma de vida. E nem todos têm condições financeiras de ser independentes. A emancipação não é uma coisa muito visível porque as pessoas têm autonomia e responsabilidade por um lado, mas financeiramente elas não têm total autonomia", arremata Testa.


Confira a letra da canção:

Itumbiara
Composição: Miguel Martins

A bandeira passou.
Quem falava de guerra e paz
hoje conta os dias pra se juntar aos pais.

O pedágio aumentou.
Custa caro pra duplicar
um milhão de metros pra se afastar dos pais.

Mas toda estrada me parece igual.
Mas toda estrada me parece igual.

Publicado na TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/index.php

Nenhum comentário:

Postagens populares