quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cortes Supremas

Cortes Supremas destaca a modernização do Judiciário no Peru

O programa Cortes Supremas desta semana mostrará, em detalhes, a decisão do Superior Tribunal de Justiça que permite aos herdeiros autores de ação por acidentes trabalhistas levarem os casos para a Justiça do Trabalho. Na Bolívia, o presidente da Corte Suprema, Eddy Fernandez, renuncia ao cargo. Ele foi suspenso da Corte em maio do ano passado por supostamente atrasar o julgamento de acusados de comandar o episódio conhecido como Outubro Negro. E entenderá porque o uruguaio Manuel Cordero foi extraditado para a Argentina. Ele é acusado de participar da Operação Condor, movimento de repressão aos opositores às ditaduras militares no Cone Sul.

As notícias do Peru também estão no Corte Supremas. Magistrados das altas cortes do país se reúnem para discutir melhorias no Poder Judiciário para 2010. Em entrevista ao programa, o presidente da Corte Suprema Javier Villa Stein, fala da necessidade de modernizar o Judiciário. "A importância deste encontro é difundir, em nível nacional, o uso de instrumentos tecnológicos para que a administração da Justiça seja mais rápida com o auxílio destes elementos tecnológicos modernos. Isto assegura o acesso à Justiça, um acesso que se dá com rapidez, eficiência e transparência, e que tem repercussão posterior no combate à corrupção", avalia.

Você vai ver ainda que a Corte de Apelações de Santiago do Chile divulgou a identidade de 11 vítimas do caso conhecido como "Episódio La Moneda", que resultou no seqüestro de 32 pessoas. Na Alemanha, a Procuradoria de Nuremberg reabriu o processo contra o ex-ditador argentino Jorge Videla, acusado de ser responsável pelo desaparecimento de cidadãos alemães, na Argentina, durante a ditadura militar.

E no quatro sobre Direitos Fundamentais, o projeto da Recamef: uma associação de mulheres voluntárias, que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, e vem quebrando barreiras culturais, além de atrair, a cada dia, mais mulheres para as salas de aula em Camarões.

Nenhum comentário:

Postagens populares