sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Repórter Justiça

Barriga de aluguel é o tema do Repórter Justiça

O Repórter Justiça mostrará, nesta semana, uma possibilidade para quem quer ter filhos e tem problemas para gerá-los de forma natural: a barriga de aluguel. Estatísticas divulgadas por entidades médicas registram que 15% dos casais têm problemas de infertilidade. E geralmente, quem escolhe essa alternativa, deseja um filho com as mesmas características genéticas da família.

O presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Adelino Amaral da Silva, explica o procedimento: "... a gente tem que fazer uma sincronia entre o ciclo da mulher que vai doar o óvulo e o embrião, com o útero da receptora. Então, via medicações hormonais, a gente coloca essas duas mulheres teoricamente no mesmo período menstrual".

Não existe legislação a respeito das técnicas de reprodução assistida no Brasil. Há uma década, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei para regulamentar a questão, no entanto, a discussão pouco avançou neste tempo.

O programa também faz um alerta: as mulheres que entregam o próprio útero em troca de recompensa financeira cometem um crime baseado em uma lei de 1997 sobre tráfico de órgãos. Em mídia impressa e até na internet, porém, são encontrados sem dificuldade, anúncios de mulheres que oferecem o aluguel da barriga em troca de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postagens populares