domingo, 14 de fevereiro de 2010

Programa Academia

Mestre apresenta estudo sobre Direitos Humanos

O programa Academia desta semana apresenta a dissertação de André Pires Gontijo, mestre pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub): "A sociedade aberta universal: A (re)discussão do papel do sujeito perante os sistemas de proteção dos Direitos Humanos no contexto de uma sociedade de risco".

Para Gontijo, o principal do trabalho está na comparação jurídica entre a Europa e a América. "O foco desta pesquisa sempre foi a comparação jurídica entre o acesso do indivíduo ao sistema mais desenvolvido que nós temos, que é o sistema regional europeu de proteção aos Direitos Humanos e a comparação com o nosso sistema, que é o sistema interamericano de direitos humanos", explica.

Para discutir o tema, o Academia recebe a professora universitária Cristina Klose Parise e Gustavo Castro, mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).

O programa destaca, ainda, a professora Leila Bijos, do programa de mestrado da Universidade Católica de Brasília (UCB). Ela descreve os profissionais que compõe uma banca examinadora de mestrado. No quadro Perfil, o advogado criminalista Damásio de Jesus, autor de mais de 30 livros. Por fim, o programa traz dicas para quem quer estudar e se especializar fora do Brasil.

Nenhum comentário:

Postagens populares