domingo, 15 de agosto de 2010

Programa Refrão

Refrão discute direitos e deveres dos pedestres

O Refrão desta semana recebe a banda brasiliense Liga Tripa. A trupe se formou em meio ao nascimento de Brasília. Por entre poeira, lama, e os monumentos projetados por Oscar Niemeyer, a banda surgiu com a proposta de fazer uma música diferente - um som tipicamente brasiliense. No programa eles tocam a música "Travessia do Eixão", que conta a história de um homem que tenta atravessar uma das ruas mais movimentadas da capital federal: o Eixo Rodoviário. No eixão, como é popularmente conhecido, encontram-se as quadras residenciais da Asa Norte e Asa Sul. São nelas que ficam também as quadras comerciais e as entrequadras de lazer. O tráfego no Eixão é intenso nos seus cerca de 14 km de extensão. São três faixas de rodagem em cada sentido, sem semáforos ou faixas de pedestres, com limite de velocidade fixado em 80 km/h. Como há grande quantidade de carros, passagens subterrâneas foram construídas para permitir o trânsito de pedestres.

Na entrevista com a jornalista Noemia Colonna, os integrantes da banda falam sobre os direitos e deveres dos pedestres. Um dos temas que é motivo de orgulho dos brasilienses é o respeito às faixas de pedestres. No DF, basta a pessoa fazer um sinal na calçada que, geralmente, os carros param para dar passagem. Em 1996, ano anterior ao início do respeito à faixa, 652 pedestres morreram atropelados no DF. No ano seguinte, morreram 465. Em 2009, registraram-se 424 mortes, uma redução de 35%, em relação a 1996.

Os músicos também comentam a dificuldade que o pedestre de Brasília tem caso precise pegar ônibus à noite. "As pessoas que trabalham à noite, os funcionários do turno noturno, têm muita dificuldade de voltar para casa, porque o poder público esquece que tem gente que precisa se locomover à noite, mas não tem transporte", avalia Sérgio Duboc.

Mande a sua sugestão para refrão@stf.jus.br.


Confira a letra da música:

Travessia do Eixão
(Liga Tripa)

Nossa Senhora do Cerrado
Protetora dos pedestres
Que atravessam o eixão
Às seis horas da tarde
Fazei com que eu chegue são e salvo
Na casa da Noélia

Nonô Nonô Nonô Nonônô...

Nenhum comentário:

Postagens populares