sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Programa Carreiras

Carreiras fala de leis de incentivo ao esporte e cultura

"A primeira base da normativa do direito à cultura é a própria Constituição Federal. É um direito de natureza social, de ordem fundamental e que todos aqueles, brasileiros ou não brasileiros, de passagem ou não pelo Brasil, têm direito de usufruir." Essa afirmação é do advogado constitucionalista Alessandro Ajouz, atuante no mercado das leis de incentivo ao esporte e a cultura, tema deste Carreiras.

O programa explica que legislações beneficiam criadores de projetos culturais e esportivos em diferentes níveis. "A legislação permite tanto a pessoa física como a jurídica a montar projetos", conta Ajouz. A lei de incentivo fiscal ao esporte (Lei 11.438/2006), o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a regulamentação da lei Agnelo/Piva, a Lei Pelé (Lei 9.615/1998) e a lei que instituiu o Bolsa Atleta (Lei 10.891/2004) fazem parte da rotina desse profissional. Assim como a Lei Rouanet, com propostas de mudança no Congresso Nacional, essa direcionada ao mercado da cultura brasileira.

A aluna de Direito Leonora Benvenuto é formada em educação física e trabalha na área há 25 anos. Ela teve importante participação no programa e dentre tantos assuntos, descobriu detalhes sobre o apoio aos paratletas no Brasil. O Carreiras também faz uma homenagem aos nossos medalhistas que representaram o país nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008.

Conversamos ainda com os estagiários João Ricardo Cabral e Alessandra Leite, ambos do 6º semestre do curso de Direito, e apoio fundamental no escritório. Eles lidam com processos e projetos junto aos Ministérios do Esporte e da Cultura. Eles contam no programa como aprendem com a rotina de trabalho.

Descobrimos no programa que a atividade é bonita e igualmente desafiadora. O advogado constitucionalista define o trabalho que desempenha diariamente. "É um segmento importante para a sociedade, consegue atingir a população mais carente com promoções de eventos esportivos. É uma forma de integrar, de reduzir desigualdade social para que o Brasil siga seu rumo de, efetivamente, deslanchar", conta Ajouz.

Descubra ainda a paixão que nosso entrevistado compartilha com pessoas no mundo inteiro e o motiva nos fins de semana.


Livros:

GUIA DO INCENTIVO À CULTURA
Fábio de Sá Cesnik
Ed. Manole

PROJETOS CULTURAIS
Fábio de Sá Cesnik
Ed. Escrituras

GLOBALIZAÇÃO DA CULTURA
Fábio de Sá Cesnik
Ed. Manole


Nenhum comentário:

Postagens populares