sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Repórter Justiça

Repórter Justiça mostra os direitos e deveres da infância à velhice

O Repórter Justiça desta semana mostra as diferenças entre direitos, deveres e o cotidiano desde a infância até a terceira idade.

Moradia, educação, transporte público, ambiente saudável. Todos são direitos básicos e estão garantidos na Constituição brasileira, abrangendo toda a população, independente de sexo e idade.

Mas as políticas públicas vigentes permitem que esses direitos sejam exercidos em sua plenitude? A nação, que outrora foi conhecida como um país de jovens, está envelhecendo ao curso natural da história e começa a enfrentar desafios para equacionar, ampliar e desenvolver novas políticas, além de renovar a legislação de atendimento a todas as faixas etárias, especialmente as mais frágeis que são encontradas na infância e na velhice.

As novas relações de trabalho, com um mercado cada vez mais competitivo, estão levando pais e mães a anteciparem o ingresso dos filhos na vida escolar. Nos tempos atuais os bebês já estão freqüentando escolas e creches e o acumulo de tarefas e compromissos dados para as crianças em idade de freqüentar a pré - escola, e mesmo o nível fundamental, quase se equivalem às atividades de um universitário trinta anos atrás.

Para a antropóloga Karin Teixeira, "o investimento que se faz nos primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais no início da construção desse pequeno indivíduo", afirma.

Nenhum comentário:

Postagens populares