quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Programa Carreiras

Carreiras mostra funções de especialista em Direito Médico Hospitalar

No programa Carreiras desta semana você vai saber como atua um advogado especializado na área de Direito Médico Hospitalar. Nossa entrevistada é a advogada Sandra Albuquerque Dino. Formada e pós-graduada pela Universidade Federal do Maranhão, ela tem mais de 25 anos de experiência na assessoria preventiva e contenciosa de grandes empresas da área hospitalar, e diz que a carreira é fascinante. "Eu acho que essa área é fascinante porque a gente pode transformar socialmente as relações desde o maqueiro, que é a pessoa que recebe o paciente. Ele tem uma responsabilidade social com a cura daquele paciente, com a boa prestação de serviço, com a assistência à família. Então se todos nós tivermos essa consciência, nós vamos evoluir para uma prestação de serviço de primeiro mundo", avalia.

O programa tem a participação da estudante de Direito Priscila Morais. Ela escuta a explicação da Sandra sobre as principais causas que chegam ao escritório. "Normalmente a questão da cirurgia plástica é uma questão difícil e a da anestesia também, porque muitos procedimentos dão problema ainda na fase da anestesia", explica. Sandra fala ainda que chegam muitas ações para defender o paciente, mas muitas causas são para defender o próprio médico. "É mais difícil atuar em favor do profissional de saúde porque ele estará na defensiva", explica.

E para ficar ainda mais por dentro do assunto, a advogada Sandra dá dica de livros para quem quer seguir essa carreira. Um deles é "Responsabilidade Médica Civil, Criminal e Ética", de Jurandir Sebastião. O livro traz uma abordagem ampla e objetiva pertinente tanto à área comum do Direito, como do Código de Ética Médica. Mas Sandra diz ainda que não vive só para trabalhar e estudar a literatura ligada à carreira. Ela conta que tem dois hobbies: um deles é receber visitas. O outro - um tanto inusitado - é consertar coisas que quebram em casa. "Eu não sei costurar, pintar, cozinhar, mas eu sei consertar coisas e gosto. Eu adoro uma caixa de ferramenta! Troco resistência do ferro de passar, troco lâmpada. Minha filha do meio diz que eu olho para uma loja de ferramenta como uma mulher olha pra uma vitrine de roupa. Me dá uma furadeira que eu resolvo", se diverte.



Publicações indicadas nesta semana:

RESPONSABILIDADE MÉDICA CIVIL, CRIMINAL E ÉTICA
Jurandir Sebastião
Editora Del Rey

CULPA MÉDICA E ÔNUS DA PROVA
Miguel Kfouri Neto
Editora Revista dos Tribunais

DIREITO E MEDICINA
Sálvio de Figueiredo Teixeira
Editora Del Rey

COMENTÁRIOS AO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA
Genival Veloso de França
Editora Dialética

Nenhum comentário:

Postagens populares