segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Programa Iluminuras

Autor fala sobre livro que traz reflexões sobre Direito Administrativo

No programa desta semana você vai conhecer uma obra rara de 1894 que analisa a população brasileira do ponto de vista da psicologia criminal, e o Brasil, pelo viés antropológico e étnico. O livro se chama "As Raças Humanas e a Responsabilidade Penal no Brasil" e foi encontrado na biblioteca do Superior Tribunal de Justiça.

O quadro Encontro com Autor apresenta uma conversa com Romeu Felipe Bacellar Filho, professor de Direito Administrativo, doutor em Direito do Estado e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele fala sobre o livro: "Reflexões sobre Direito Administrativo". Na entrevista, Romeu destaca a importância da ética no poder público: "É muito importante tratar de ética, principalmente na administração pública e esse é um tema que vem sendo tratado, por incrível que pareça, com mais aprofundamento de quinze anos pra cá (...). É importante nós percebermos que não só o administrador público, mas também aquele que com ele se relaciona, mantenha um comportamento ético", diz.

O Iluminuras mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Curso de Direito Processual do Trabalho", de Manoel Antonio Teixeira Filho, volumes I, II e III, da Editora LTR; "Constituição da República Federativa do Brasil", da Coleção Saraiva de Legislação, da Editora Saraiva; e "Responsabilidade Civil do Empregador no Acidente do Trabalho - Cálculos", de Julpiano Chaves Cortez, da Editora LTR.

E no quadro Ex-Libris você vai conhecer os livros preferidos do desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Bastante eclético, gosta de literatura, discursos, biografias, mas a grande paixão de Tourinho Neto são os livros de Rui Barbosa.

Nenhum comentário:

Postagens populares