quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Programa Iluminuras

Programa entrevista autora sobre agrobiodiversidade

No programa desta semana você vai conhecer a obra rara "Elementos de Direito Administrativo Brasileiro: para uso das faculdades de Direito do Império", de Vicente Pereira do Rego, publicada em 1860. A obra conta com exemplares rubricados pelo autor e foi encontrada na biblioteca do Superior Tribunal de Justiça.

O quadro Encontro com Autor apresenta uma conversa com a promotora de Justiça Juliana Santilli. Ela fala sobre a obra: "Agrobiodiversidade e Direitos dos agricultores". A autora explica porque resolveu escrever sobre o tema: "A agrobiodiversidade ou a biodiversidade agrícola é um tema que tem sido muito pouco tratado pelos juristas e mesmo por aqueles que se dedicam ao Direito Ambiental. Além disso, há na sociedade, entre os ambientalistas também, muito menos consciência e militância em favor da biodiversidade agrícola do que da biodiversidade silvestre".

O Iluminuras mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Revisão Judicial dos Contratos", de Otavio Luiz Rodrigues Junior, da Editora Atlas; "Curso de Direito da Energia", de Celso Antonio Pacheco Fiorillo e Renata Marques Ferreira, da Editora Saraiva; e "Manual das Audiências Cíveis", de Jones Figueirêdo Alves e Misael Montenegro Filho, da Editora Atlas.

E no quadro Ex-Libris você vai fazer um passeio pela biblioteca pessoal de Ives Gandra Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Ele está no TST há 10 anos e sintetiza sua vida profissional em uma frase do Antigo Testamento: "Aprende o teu ofício e envelhece nele".


Nenhum comentário:

Postagens populares