Nesta semana o programa "Repórter Justiça" destaca a importância da faixa de pedestres. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta sexta-feira, às 21h30, com reprises no sábado, às 18h, segunda-feira, às 13h30, e quarta, às 18h.
Está provado cientificamente, que a faixa faz a diferença entre a vida e a morte de milhares de pessoas que no dia a dia, têm de se expor ao trânsito caótico dos grandes centros. Em muitas cidades brasileiras ela não saiu do papel, não é respeitada e muito menos reconhecida como sinalização de trânsito por pedestres ou motoristas, apesar de constar no Código Nacional de Trânsito. Por outro lado, nos centros onde é destaque a faixa de pedestre é sinônimo de vida e educação.
No Distrito Federal, o reconhecimento da faixa de pedestres existe há 12 anos, e chegou através da sociedade local que, cansada do alto número de atropelamentos com vítimas fatais deflagrou a campanha “Paz no Trânsito”, e chamou para participar as instituições governamentais, que compraram a idéia. “Os números em Brasília eram impressionantes na época. O trânsito era visto como um dos mais violentos. A campanha 'Paz no Trânsito' é o valor promovido a uma sociedade avançada”, destaca o professor de Engenharia de Tráfego Paulo César Marques Silva.
Confira ainda no "Repórter Justiça", o orgulho do pai Décio Oliveira Júnior, gerente comercial, com as filhas Maria Eduarda, 7 anos e Maria Clara, 5 anos, que não conhecem outro sistema viário sem respeito à faixa de pedestres. “Elas cresceram tendo este referencial de vida e a escola reforça todo este aprendizado”, diz Décio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário