domingo, 22 de novembro de 2009

Programa Refrão

Refrão recebe a nova revelação do samba

Nova revelação do Samba, Dhi Ribeiro é a convidada do Refrão desta semana. Nascida em Nilópolis (RJ), criada em Salvador (BA) e radicada em Brasília (DF), a cantora de 43 anos - vinte deles dedicados à música, dá voz e lugar à Mistura da Raça, uma composição de Noca da Portela e Roberto Serrão, nomes famosos nas rodas de samba.

Para Dhi, a música que encerra o primeiro álbum solo da artista é uma prece de agradecimento. É, também, uma forma de lembrar a origem e a formação racial do povo brasileiro. "Quando a gente vê o Brasil, tanta gente diferente e tão igual ao mesmo tempo, justamente porque vieram de tantas outras histórias que chegaram neste país, é muito gotoso", argumenta a cantora. O problema, segundo ela, é o fato de o conceito de raça ter se tornado uma forma de subjulgar povos: "existia uma força muito grande de um determinado grupo que precisava se sentir puro, superior. Nesse sentido, o branco foi associado ao bem, e o preto ao mal. É daí que vem a palavra racismo, que é a pior palava que pode existe, só perde mesmo para o preconceito", diz. A herança prejudicial das políticas racistas também são analisadas no programa por Nelson Inocêncio, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília.

Outro tema discutido no Refrão é a relação dos negros com o Samba. Segundo Dhi, uma criação ímpar dos negros brasileiros. "Nós fundimos várias culturas e conseguimos criar essa coisa do batuque, que vem lá do chão e toma conta da gente. Porque é a música que diz o que a gente está sentindo", afirma Dhi, orgulhosa.



Conheça a letra da música:

Mistura da Raça
Composição: Noca da Portela / Roberto Serrão


E aí levantei, sacudindo a poeira
Na terra do samba
Finquei bandeira
Cantei pro meu santo
Senhor da pedreira
Mostrando a mistura da raça brasileira
A você que me deu a mão
Agradeço de coração
A você que me fez sorrir
Eis aqui minha gratidão
Pra você que me faz feliz
Vai um samba de raiz
Que coloriu meu chão
A você que me fez sofrer
Ofereço meu perdão

Nenhum comentário:

Postagens populares