quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Programa Cortes Supremas

Cortes Supremas mostra relatório do UNFPA sobre mudanças climáticas

No programa Cortes Supremas desta semana você vai ver que, no Brasil, o Supremo Tribunal Federal decidiu sobre a extradição do italiano César Batisti, que recebeu status de refugiado pelo governo brasileiro. O caso de Batisti, ex-ativista de esquerda condenado a prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas na década de 70, levantou a discussão sobre os recursos da extradição e do refúgio. Já no Peru, o Conselho Executivo do Poder Judiciário criou quatro Juizados de Paz, com o objetivo de levar a Justiça ao distrito de Loreto, um dos mais distantes e carentes do país.

O programa também mostra que, na Colômbia, o Conselho Nacional Eleitoral declara inválida a coleta de assinaturas para a apresentação do Projeto de Lei que autoriza a realização de um referendo sobre o terceiro mandato do presidente Álvaro Uribe. E no Paraguai, depois de cinco anos de espera, 600 sobreviventes e familiares do incêndio do supermercado Ycuá Bolaños aceitaram receber indenização. O acordo foi mediado pela Corte Suprema do país.

Você vai ver ainda que o ex-presidente da Bolívia Gonzalo Sanchez de Lozada e o ex-ministro da defesa Carlos Sanchez Berzaín, acusados de genocídio no massacre conhecido como Outubro Negro, em 2003, serão julgados nos Estados Unidos. E no quadro sobre Direitos Fundamentais, relatório do Fundo das Nações Unidas para População, UNFPA, conclui que as mulheres de populações mais vulneráveis são as pessoas que mais sofrem com os efeitos das mudanças climáticas.



Nenhum comentário:

Postagens populares